Começa a temporada de folia: é Carnaval no Bixiga!

“Quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bixiga pra ver, vai no Bixiga pra ver!”

Carnaval no Bixiga | Carnaval no BixigaO Carnaval no Bixiga é um dos mais tradicionais da cidade, com vários blocos, samba, bateria, frevo, axé e muito mais. Todos os anos nossa festa traz atrações para todos os gostos e públicos, sendo que também temos a escola de samba mais vitoriosa da cidade, a Vai-Vai, com seus 15 títulos. Então venha curtir a nossa temporada de folia: é Carnaval no Bixiga!

Acesse nossa programação completa aqui.

“Na Bela Vista todo mundo vai sambar com fé. Porque a fé não costuma “faiá”

Vai-Vai e GIlberto Gil | Carnaval no Bixiga
A Escola de Samba Vai-Vai, maior campeã do Carnaval de São Paulo, vem em busca do 16º título com enredo em homenagem a Gilberto Gil “Sambar com fé eu vou”. O carros alegóricos já estão no sambódromo e agora é só dar os retoques finais enquanto a escola aguarda o grande dia do desfile, que será dia 10 de fevereiro.
 
E os blocos de Carnaval vão tomar conta do Bixiga este ano. Além dos tradicionalíssimos Bloco Esfarrapado, o bloco mais antigo de São Paulo que vem para o seu 71º desfile, e Banda do Candinho e Mulatas, em seu 37º ano, temos os já conhecidos e consagrados do bairro como Cordão do Jamelão, Bloco da Dona Yayá, Bloco do Fuá, UMES Caras Pintadas, Fuzuê, entre outros.
 
A convocação está feita: prepare sua fantasia e vem pro Bixiga!
 
Banda do Candinho | Carnaval no Bixiga
Vai ter muita marchinha dos antigos carnavais, samba, bateria, frevo, axé e muito mais. Vai ter bloco para todos os públicos. No Bloco Esfarrapado vai ter até um bondinho para transportar as crianças e os idosos durante o percurso enquanto os demais se jogam na folia. Já no Bloco da Dona Yayá vai ter ala especial ‘Yayá Mirim’ para os pequenos poderem curtir melhor a festa.
 
Bixiga é tradição e o grande desafio é continuar valorizando a história enquanto o carnaval de São Paulo cresce absurdamente. Este ano a capital paulista já ultrapassa a cidade do Rio de Janeiro em número de blocos. Serão 491 em São Paulo enquanto que a capital carioca terá 473 blocos. Mas isso é o que o Bixiga vem fazendo bem, mantendo as tradições enquanto abraça os novos tempos. 
 
Bloco Esfarrapado | Carnaval no BixigaO Bloco Esfarrapado enfrenta este desafio. Por ser o bloco mais antigo de São Paulo (fundado em 1947) e por ter alguns de seus fundadores ainda vivos, como Tinin e Walter Taverna, ele luta não apenas para continuar existindo, mas para continuar mantendo as tradições e para ser um dos maiores blocos de carnaval da cidade. 
 
Jaime Souza, vice-presidente do Bloco Esfarrapado, diz que é muito difícil colocar o bloco na rua em competitividade com os grandes blocos que chegaram na capital, com grandes trios elétricos e artistas. “Temos um recurso que vem da Abasp que ajuda, mas não é suficiente para os gastos, que são bem altos”, diz Jaime. A diretoria atual precisou se profissionalizar para continuar mantendo o tradicional bloco nas ruas. Foi necessário fazer muito marketing do bloco, se mostrar nas mídias para atrair patrocinadores e fazer captação de verba.
 
E com todo esse trabalho o bloco hoje não é somente um dos mais queridos, mas é também um dos blocos mais divertidos e atrativos da cidade. Ano passado foram 70 mil pessoas curtindo nas ruas do Bixiga. “E para 2018 vamos vir com 2 trios elétricos, 1 bonde e 1 mini Trio. Às 10h00 começa o esquenta com a Banda da Alegria e por volta das 13h30 tem a saída do nosso cortejo com a banda Samuca e a Selva, que modificou seu repertório para atender as tradições do Bloco Esfarrapado” diz Jaime. 
 
Bloco Esfarrapado e seus primórdios | Carnaval no BixigaO desfile do Bloco Esfarrapado desde 1947 acontece sempre às segundas-feiras de carnaval, este ano no dia 12 de fevereiro. Conheça a história do bloco aqui.
 
Bloco de Dona Yayá | Carnaval no Bixiga Nas ruas de casinhas antigas vão desfilar blocos com os mais variados temas. O Bixiga é historicamente um grande palco para manifestações culturais e políticas. E é pela luta da causa feminista que o Bloco da Dona Yayá saíra às ruas em seu 18º ano. Muitos que passam na Rua Major Diogo, nº 353, e veem aquele belo casarão não imaginam que ali viveu em cárcere privado por 35 anos Sebastiana de Melo Freire, também conhecida como Dona Yayá. Conheça a história aqui. E é por ela e por tantas outras mulheres que sofrem violência todos os dias que o Bloco sai às ruas.
 
O Bloco da Dona Yayá foi criado pela União de Mulheres, da qual Amelinha Teles é diretora. “A ideia do bloco é sim falar de política, defender as causas das mulheres, fazer duras críticas, mas sem perder a alegria e o bom humor”, diz Amelinha. O bloco sempre sai um domingo antes do Carnaval, este ano dia 04 de fevereiro às 17h da Rua Coração da Europa. Maiores informações aqui.
 
“É tradição e o samba continua”
 
Tradição, música de Geraldo, é hino do nosso bairro porque Bixiga, Samba e Carnaval sempre se misturaram. Venha conhecer nossas raízes e nossa tradição, venha curtir com as antigas marchinhas e com o melhor do samba em São Paulo. Mas também vamos cuidar desse território. Não esqueça que essas ruas são a nossa casa. Cuide do seu lixo e o jogue apenas em local adequado. E vamos, principalmente, nos respeitar nesses dias de folia!
 
Vem pro Bixiga!
Carnaval é no Bixiga!
Cuide do Bixiga!