Programa Bairro Lindo chega à Praça Pérola Byington

O mês de julho começou no Bixiga com mais uma edição do programa Bairro Lindo, que desta vez aconteceu na Praça Pérola Byington. Mais de 100 voluntários trabalharam em uma ação integrada com agentes da prefeitura no plantio de mudas de grama e pintura das muretas da praça. No último dia 27 de maio o programa já havia realizado trabalhos na Praça Dom Orione.

A Prefeitura Regional da Sé disponibilizou os equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria e o plantio foi realizado pelos moradores do bairro. A ideia do programa é fazer com que a população local se sinta empoderada desses espaços públicos e os incentive a cuidar mais da cidade. Diversos comerciantes locais também contribuíram com doação de lanches e materiais necessários para os serviços de zeladoria. A ação contou também com representantes de importantes associações do Bixiga. 

Muitas pessoas, porém, se mostraram resistentes em participar da ação por saberem que há muito mais a se fazer no bairro e por receio de se envolverem com qualquer ação de marketing político. “Vários amigos me criticaram porque vim ajudar na praça, pois eles dizem que estou trabalhando de graça para políticos, mas eu vim porque tem muita coisa para melhorar neste bairro e acho que estou fazendo a minha parte”, diz Francisco, aposentado de 62 anos, que preferiu não tirar foto ou ter seu sobrenome revelado.

A dona de casa Maria de Lourdes não participou como voluntária nos trabalhos de zeladoria por ter problemas na coluna, mas fez questão de ir à praça agradecer aos participantes. “Antigamente essa praça era linda e eu trazia meus filhos para brincar, agora espero poder trazer meus netos”, diz ela, que também preferiu não tirar foto.

Com todas essas questões políticas e escândalos de corrupção envolvendo diversas esferas de governo, as pessoas mostram muito receio de se envolverem com o poder público. Outras, porém, entendem que está é uma ação em prol da melhoria do bairro e que é necessário manter o diálogo ou até mesmo cobrar as entidades responsáveis por um Bixiga muito mais lindo.