Notícias

Edição de junho do Projeto Negros do Bixiga recebe Aldo Bueno

Ator e cantor será convidado e homenageado no próximo sábado, dia 22

A Casa Rocha 259 vai abrir suas portas neste sábado, 22 de junho, para mais uma edição do projeto Negros do Bixiga, que tem como objetivo resgatar a história dos negros que ajudaram a escrever a história do bairro mais tradicional de São Paulo. O convidado deste mês é o ator e cantor Aldo Bueno, patrimônio vivo do Bixiga, que vai contar suas histórias numa tarde onde tudo deve acabar em samba.

Aldo é nascido e criado na Bela Vista, natural da Rua Conselheiro Ramalho. Apadrinhado por Geraldo Filme, que identificou nele grande talento, foi puxador da Escola de Samba Vai-Vai em 1982, ano em que a Escola foi campeã. Como ator Aldo realizou diversos trabalhos no cinema, teatro e televisão e recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado em 1984 por seu trabalho no filme ‘A Próxima Vítima’.

São quase 70 anos de vida. Ele nasceu em 16 de maio de 1950 e sua trajetória em breve poderá ser conhecida no documentário ‘Aldo 70’, o primeiro trabalho do projeto cultural chamado ‘Em Nome do Samba’, que vai registrar a vida e o legado de grandes sambistas que dedicaram toda a vida à música mas que ainda não tiveram suas histórias devidamente contadas. Aldo Bueno segue fazendo história e samba nas principais rodas do Bixiga.

O projeto ‘Negros do Bixiga’ foi criado em 2018 por um grupo de moradores do bairro. A curadoria dos personagens é feita por Wellinton Souza e Gabriela Barbosa e realizado na Casa Rocha 259, importante espaço de cultura da Bela Vista localizado na Rua Rocha, 259. O Bixiga ficou muito conhecido por ser um bairro italiano, mas a real história é que este bairro foi construído por negros, italianos e, mais recentemente, nordestinos e diversos outros imigrantes, o que o torna um bairro multicultural.

Antes mesmo da chegada dos italianos em 1878, os negros já habitavam essas terras em quilombos construídos às margens do Rio Saracura. Impossível contar a história do Bixiga sem esses dois povos. Se a Achiropita representa nossa fé, a Vai-Vai é símbolo de nossa raça. Aqui no Bixiga as coisas começam em pizza e terminam em samba. E este projeto vem para contar a trajetória desses personagens negros que também construíram a história do bairro que é a memória viva da cidade.

Negros do Bixiga com Aldo Bueno

Quando: Sábado – 22 de junho
Horário: 15h00

Onde: Casa Rocha 259
Endereço: Rua Rocha, 259

Entrada: gratuita

Resumo: Na edição de junho o projeto Negros do Bixiga recebe Aldo Bueno, grande ator e sambista, contando suas histórias pelo mundo e pelo bairro mais tradicional de São Paulo. Aldo é nascido e criado no Bixiga. Foi puxador da Escola de Samba Vai-Vai e fez diversos trabalhos como ator no cinema, teatro e televisão. O projeto Negros do Bixiga tem como objetivo resgatar a história dos negros e falar sobre personagens que transformaram esse bairro, desde o Quilombo do Saracura até os dias de hoje. Serão 12 histórias em 2019. A entrada é gratuita e a pipoca também!

Saiba mais.