Postos de Saúde

SUS – Sistema Único de Saúde

SUS banner

Todo cidadão brasileiro tem direito a serviços de saúde gratuitos. SUS é a rede de postos de saúde, ambulatórios, hospitais e laboratórios que presta atendimento a toda população.

Para utilizar os serviços do SUS basta procurar a UBS que atende sua região e fazer seu cadastramento no Sistema.

Importante: Para realizar o cadastro é necessário levar RG e comprovante de residência. No caso de menores de idade que ainda não tenham RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos pessoais do responsável pela criança.

UBS – Unidade Básica de Saúde

É a porta de entrada para o SUS, onde o cidadão faz o seu cadastramento no Sistema e recebe atendimentos básicos.

Conhecidas também como Postos de Saúde, as UBSs realizam consultas médicas em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e Odontologia e fazem encaminhamentos para as outras especialidades.

É nas UBSs também que são realizadas as vacinações, serviços de inalação, injeção, curativo, coleta de alguns exames e onde são fornecidos medicamentos básicos gratuitos.

Cada UBS é responsável por uma determinada região, isso significada que as pessoas não podem procurar qualquer unidade para receber atendimento, existe um local específico para cada cidadão de acordo com o endereço de sua residência. Isso é muito importante para que nenhuma unidade seja sobrecarregada, proporcionando melhor atendimento para a população e facilitando a vida de todos.

O bairro da Bela Vista possui duas UBSs. São elas:

Humaitá

 

UBS HUMAITA
Rua Humaitá, 520
Telefone(s): 3241-1632, 3241-1163.
Funcionamento: Segunda a Sexta: 7h às 19h.

 

NSBrasil

 

UBS NOSSA SENHORA DO BRASIL
Rua Almirante Marques Leão, 684
Telefone(s): 3284-4601, 3541-3704.
Funcionamento: Segunda a Sexta: 7h às 19h.

 

Saiba qual é a sua UBS aqui.

Cartão SUS
 
Na sua primeira visita na sua UBS, você irá receber o Cartão Nacional de Saúde. Este cartão é muito importante, pois tem todos os seus registros e agiliza tanto o atendimento no balcão quanto o atendimento do próprio médico, que rapidamente consegue avaliar o seu histórico através do seu número de identificação.

Faça Sua Parte

Sempre que for a qualquer unidade do SUS, leve seus documentos pessoais, carteira de vacinação dos filhos e o Cartão Nacional de Saúde.
Cada vez que você esquece a documentação, atrasa o atendimento, muitas vezes nem poderá ser atendido e prejudica todo mundo.

Cuide de seu Cartão SUS com tanto cuidado como você cuida de seu cartão do banco. Cada vez que você perde o cartão é necessário imprimir outro, o que não só gera custo aos cofres públicos (ou seja, a todos nós), mas também consome recursos naturais não renováveis, contribuindo para a poluição do planeta.