UMES abre Mostra ‘Geraldo Filme – Da Barra Funda à Saracura’

Mostra Geraldo FilmeNo último sábado, 28 de outubro, às 19h00, foi aberta a ‘Mostra Geraldo Filme – Da Barra Funda à Saracura’, que contou com a presença de Osvaldinho da Cuíca, Candinho, Cida Urbano e Niltes Lopes da Vai-Vai. A exposição fotográfica conta a história de trajetória do cantor e compositor Geraldo Filme.

Logo depois do início da sessão, precisamente às 20h00, aconteceu a exibição do filme ‘Geraldo Filme – Crioulo Cantando Samba Era Coisa Feia’, do CPC-UMES. Simultaneamente era projetado na parte externa do prédio o programa ‘Ensaio’, da TV Cultura. Além disso, simultaneamente à exposição, uma colagem de lambe-lambes com trechos das músicas do artista ficou exposta no local.

Para Keila Pereira, diretora de Cultura da UMES, a Mostra realizada representava “aquilo que é a essência do Centro Popular de Cultura, levar ao público o que realmente é a cultura popular, feita de gente do povo para o povo. Isso era o Geraldo”. Keila ainda fez um agradecimento especial ao Osvaldinho, um dos idealizadores do Filme do CPC-UMES.

Geraldo Filme foi também um militante da causa negra e por esse motivo estavam presentes Cleide Almeida e Marilza de Caravalho. Ambas são integrantes do CNAB – Congresso Nacional Afro-Brasileiro. Geraldo deixou registrada na música ‘Reencarnação’ a importância de ser sambista e negro.

A exposição fará parte da semana ‘África somos nós 2’ da EMEF Celso Leite Ribeiro Filho no dia 11 de novembro das 10h00 às 16h00.

Matéria adaptada do site da UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo: http://umes.org.br/index.php/noticias/1762-mostra-geraldo-filme-da-bara-funda-a-saracura