Estação 14 Bis-Saracura do Metrô tem continuidade das obras confirmada
Resgate dos achados arqueológicos está garantido, bem como musealização da estação
O Movimento Saracura Vai-Vai realizou na noite de ontem, 5 de maio, uma reunião com moradores do Bixiga e apoiadores na Igreja Nossa Senhora Achiropita para apresentar os próximos passos da construção da Estação 14 Bis-Saracura, da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. O foco do encontro foi o futuro do sítio arqueológico encontrado durante as obras.
Durante a reunião, os representantes do movimento reforçaram que após a finalização do resgate arqueológico, está previsto o desenvolvimento de um projeto de musealização do sítio, no que foi chamado durante a reunião de “estação histórica”, visto que o Movimento Saracura Vai-Vai reivindica que o acervo seja preservado e valorizado como parte da memória negra do Bixiga.
Recentemente a continuidade das obras da estação chegou a ser colocada em risco por conta de uma demora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que determinou a paralisação temporária das obras. O Governo do Estado e o consórcio Linha Uni, responsável pela obra, chegaram a declarar que o atraso poderia fazer com que a estação fosse suprimida do projeto, já que não haveria condições técnicas para manter a operação com trens passando pelos túneis enquanto a obra continuasse.
Após meses de impasse, o IPHAN autorizou recentemente a retirada dos itens arqueológicos, liberando a retomada das obras no local. Com isso, o Governo do Estado confirmou a construção da estação, encerrando um período de incertezas que gerou mobilização intensa por parte de moradores, lideranças comunitárias e especialistas em preservação histórica.
Originalmente batizada como “14 Bis”, a estação teve seu nome alterado oficialmente para “14 Bis-Saracura” em junho de 2024, atendendo a uma demanda do Movimento Saracura Vai-Vai, que ainda solicita que o nome definitivo seja “Saracura/Vai-Vai”, em referência ao quilombo urbano que existia na região e também à tradicional escola de samba do Bixiga.
O Portal do Bixiga utiliza o nome “14 Bis-Saracura”, designação oficial adotada pelo Governo do Estado de São Paulo.