Comunidade cria o Movimento Bixiga Sem Lixo
Ação visa diminuir o descarte incorreto de lixo e resíduos pelas ruas do bairro
Moradores e comerciantes do bairro do Bixiga, localizado na zona central de São Paulo, criaram o ‘Movimento Bixiga Sem Lixo’, como forma de unir forças e conhecimento para tratar de um dos maiores problemas da região: o descarte incorreto de lixo e resíduos pelas ruas.
A primeira reunião aconteceu no dia 12 de março na Escadaria do Bixiga após convocação pública a todos que quisessem debater sobre o assunto. Os principais temas abordados foram:
- Necessidade de educar população sobre o que realmente é lixo e promover educação ambiental;
- Cobrar que a Prefeitura faça melhor gerenciamento de resíduos e realize ações de educação com a população;
- Importância de abrir chamados no portal SP156 da Prefeitura para remoção dos resíduos;
- Importância de cada cidadão fazer sua parte.
Após este encontro um grupo foi criado no WhatsApp que já conta com centenas de participantes. No dia 31 de março uma nova reunião foi realizada para a criação de Grupos de Trabalho como Análise de Território, Educação, Relacionamento Institucional, Levantamento de dados entre outros assuntos.
O GT de Análise de Território realizou sua primeira atividade dia 05 de abril. Integrantes do movimento saíram em caminhada por algumas ruas do bairro para analisar pontos com descarte irregular de lixo e mensurar a gravidade do problema. No percurso foram encontrados móveis, lixo jogado em árvores, sacos de lixos rasgados e com muitos itens que poderiam ser reciclados, vidros e espelhos quebrados, entre outros.
Veja imagens do que foi encontrado aqui.
No dia 23 de abril um segundo encontro aberto foi realizado na Escadaria do Bixiga, desta vez com a participação do Thiago da Sustentare, empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo para a realização de serviços de limpeza e coleta de resíduos. O representante se comprometeu a estar mais próximo da comunidade para buscar soluções para a problemática do descarte irregular.
O Bixiga sofre diariamente com grande volume de lixo descartado de forma incorreta pelas ruas do bairro, problema que afeta a saúde da população, provoca enchentes, aumenta a poluição dos dias e prejudica a economia local. O Movimento deverá promover ações de conscientização e realizar reuniões com o poder público cobrando ações efetivas que deixem o bairro mais tradicional de São Paulo um pouco mais limpo.