Lixo

Bixiga Limpo
O Bixiga é um lugar maravilhoso.

É alegre, acolhe a todos e tem o melhor samba e a melhor macarronada de São Paulo. Só que nós, moradores, não estamos cuidando muito bem dele. Apesar da constante varrição das ruas e da coleta diária de lixo, as ruas do nosso bairro estão muito sujas.

As nossas árvores também estão sofrendo muito, porque as pessoas acham que podem fazer delas os seus cestos de lixo e estão jogando todo tipo de descarte em suas terras. Mas as árvores só nos fazem bem.

Além disso, o lixo que jogamos nas ruas acumula água, favorecendo a multiplicação do aedes aegypt, o temido transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Outra consequência dessa ação é que lixo nas ruas entope bueiros, o que provoca enchentes.

Por isso pense bem quando aparecer na TV pessoas perdendo tudo o que possuem em alguma enchente, algumas vezes perdendo até a vida. Não jogue seu lixo na rua.

Não custa nada procurar um cesto ou até mesmo entrar em algum estabelecimento para jogar aquilo que você quer descartar. Em último caso guarde o lixo que você produz em sua mochila, bolsa, sacola ou bolsos.

Nosso bairro é a nossa casa! Vamos cuidar bem do Bixiga!

Algumas informações podem lhe ajudar.

Operação Cata-Bagulho:

Cata-Bagulho é uma ação da prefeitura que recolhe materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos, madeira, etc. A operação é realizada todos os sábados em todas as subprefeituras da cidade. Descartar este tipo de material nas ruas é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 15 mil em caso de flagrante.

Se você tiver algum móvel velho ou qualquer outro objeto grande para jogar fora, que tal aguardar o próximo sábado e levá-lo até uma rua perto de você? Assim você não comete nenhum tipo de crime e contribui para a saúde do Bixiga.

Confira aqui a programação da prefeitura e as ruas da Bela Vista contempladas com a operação cata bagulho.