Escadaria do Bixiga

Escadaria do Bixiga
Local:
Rua 13 de Maio e Rua dos Ingleses
Desde: 1929
Construção: Admnistração Pires do Rio
Ano de Tombamento: 2002
CONPRESP: Resolução nº 22/2002

 

A escadaria do Bixiga foi construída em 1929 pelo prefeito Pires do Rio. A obra foi realizada para fazer a ligação da Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses. Traço importante da arquitetura do bairro, a escadaria já foi palco de filmes, novelas e peças publicitárias.

História

A Chácara do Bixiga, que pertencia a Antônio José Leite Braga, a partir de 1878 começou a ter seus lotes vendidos para os imigrantes italianos, que transformaram essas terras num bairro. O morro que ficava acima da Rua Treze de Maio não fazia parte desta propriedade e era pouco habitado. Por esse motivo, um clube inglês escolheu a região para a construção de um campo de golf. Daí a origem do nome “Morro dos Ingleses”.

O campo de golf era a diversão da molecada. Quando os “ingleses” jogavam, muitas bolinhas caíam na Rua Treze de Maio, as crianças as recolhiam e só devolviam mediante o pagamento de uma gorjeta. Os jogadores acabavam pagando e garotada saia feliz da vida com um dinheirinho no bolso.

Como o local era muito próximo da Avenida Paulista, onde moravam os barões do Café, e passou a ser frequentado pelos jogadores de golf, em 1912 a prefeitura começou a construir as primeiras ruas no morro. Logo muitos membros da elite paulistana despertaram interesse em morar na região e começaram a aparecer os palacetes e casarões.

A construção da Escadaria incorporou o Morro dos Ingleses ao Bixiga. A bela obra, com 84 degraus e 16 metros de altura, uniu a classe alta com a classe baixa do bairro.

Hoje a Escadaria do Bixiga permite que se vá da Rua Treze de Maio, onde ficam as cantinas e a feira de antiguidades, para pontos turísticos do Morro dos Ingleses, como Museu dos Óculos, Museu Memória do Bixiga e Teatro Ruth Escobar.

Em julho de 2006 a escadaria do Bixiga passou por uma recuperação. Estima-se que foram gastos R$ 60 mil reais na obra de grande importância turística e histórica, não só para a comunidade do Bixiga, mas a cidade de São Paulo.

Escadaria do Jazz

Escadaria do JazzEm todo segundo sábado de cada mês, a Escadaria do Bixiga vira palco de um show de Jazz ao ar livre com diversos nomes do gênero. Além de boa música, o evento conta com uma feirinha gastronômica na Praça Dom Orione, que fica em frente ao escadão. Diversos food trucks oferecem o melhor da comida de rua.